Programa de Educação Ambiental e Subprograma Prevenção os Incêndios Florestais e Controle de Queimadas da LT 500 kV Messias/Recife II


O Programa teve o objetivo de Desenvolver Ações de Educação Ambiental, com a população local, visando promover um processo de Sensibilização e Educação para mudanças de valores e hábitos socioambientais sustentáveis e uma melhor convivência com a LT.

Foram trabalhados os municípios de Messias, Flexeiras, Matriz de Capibaribe, Joaquim Gomes e Novo Lino no estado de Alagoas e em Pernambuco os municípios de Xexéu, Palmares, Água Preta, Ribeirão, Primavera, Escada, Cabo de Stº Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Envolvendo ao todo 36 comunidades trabalhadas que estão localizadas a uma distância aproximada de 1km a partir do eixo central da LT.



Também participaram do Programa, trabalhadores envolvidos na operação e manutenção da LT 500 kV Messias/Recife II.

O PEA foi desenvolvido em 3 fases: Diagnóstica, Ações Estruturadoras e Implantação do PEA

A fase diagnóstica foi visita aos municípios, reconhecimento das comunidades, oficinas de diagnóstico socioambiental participativo e oficina de devolutiva institucional.


A fase Estruturadora foi à realização de oficinas de Educação Ambiental para os professores e agentes de saúde, formação dos Educadores Ambientais locais e oficinas de organização comunitária.

Fase de Implantação do PEA: Nesta etapa foram realizadas as oficinas temáticas de Uso e Conservação da Água, Agricultura Sustentável, Resíduos Sólidos e Preservação dos Ambientes Naturais e as atividades do Subprograma Oficina de Queima Controlada, onde foram doados kits específicos de controle de queimada e atividade do Dia de Campo.

Como atividade final do Programa foram realizados Encontros de Socialização com o objetivo de avaliação do 1º ciclo do PEA e refletir sobre o futuro do Programa.